O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (6) que teve uma conversa “muito boa” em telefonema com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que os dois discutiram principalmente economia e comércio.
“Teremos mais discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos”, escreveu Trump em sua plataforma de mídia social.
“Gostei da conversa — nossos países vão se sair muito bem juntos!”, finalizou o presidente americano.
Em comunicado minutos antes, o Palácio do Planalto afirmou que Lula aventou a possibilidade de se reunir presencialmente com Trump durante encontro do bloco asiático Asean, na Malásia, no fim deste mês.
A nota afirma ainda que Lula pediu a Trump a retirada da tarifa d 50% imposta pelos EUA a vários produtos brasileiros, além das medidas restritivas aplicadas a autoridades brasileiras.
O Planalto disse ainda que Trump designou o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, para negociar com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e com os titulares da Fazenda, Fernando Haddad, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Os dois presidentes também decidiram trocar telefones para estabelecer uma via direta de comunicação, segundo a nota.
(com Reuters)