Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (16) que terá uma reunião com o presidente russo Vladimir Putin em Budapeste, Hungria, para discutir o conflito entre Rússia e Ucrânia.
A declaração, postada na rede Truth Social, foi feita logo após uma ligação telefônica entre os dois líderes, que Trump classificou como “boa e produtiva”.
Segundo Trump, conselheiros de alto nível de ambos os países se encontrarão na próxima semana para avançar nas negociações. Em seguida, ele e Putin se reunirão pessoalmente em Budapeste, com o objetivo de buscar uma solução para encerrar a guerra que ele chamou de “inglória”.
Segundo a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, a ligação entre Putin e Trump “durou mais de duas horas”. As discussões devem continuar nesta sexta-feira (17), quando o presidente ucraniano Volodimir Zelenski visitar a Casa Branca, disse Levitt.
O enviado especial de Putin aos EUA, Kirill Dmitriev, disse que a ligação entre o presidente da Rússia e Donald Trump foi “positiva e produtiva”.
Ele também afirmou que os próximos passos estão “claros”, publicando no X junto com uma imagem da postagem de Donald Trump no Truth Social.
Dmitriev disse que os “intervencionistas do Reino Unido e da União Europeia tentam muito, muito impedir as perspectivas de paz (…)Mas o diálogo, a paz e a cooperação entre EUA e Rússia prevalecerão”.
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, disse que seu país está pronto para sediar a conversa. “O encontro planejado entre os presidentes americano e russo é uma ótima notícia para os povos amantes da paz do mundo”, disse Orbán em uma publicação no X.
Leia a postagem de Trump na íntegra:
Acabei de concluir minha conversa telefônica com o presidente Vladimir Putin, da Rússia, e foi uma conversa muito produtiva. O presidente Putin me parabenizou, assim como aos Estados Unidos, pela grande conquista da paz no Oriente Médio, algo que, segundo ele, foi sonhado por séculos. Eu realmente acredito que o sucesso no Oriente Médio ajudará em nossas negociações para alcançar o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia. O presidente Putin agradeceu à primeira-dama, Melania, por seu envolvimento com as crianças. Ele ficou muito agradecido e disse que isso continuará. Também dedicamos bastante tempo para falar sobre o comércio entre Rússia e Estados Unidos quando a guerra com a Ucrânia terminar. Ao final da ligação, concordamos que haverá uma reunião de nossos conselheiros de alto nível na próxima semana. As reuniões iniciais dos Estados Unidos serão lideradas pelo secretário de Estado Marco Rubio, junto com outras pessoas a serem designadas. O local da reunião ainda será definido. O presidente Putin e eu nos encontraremos em um local acordado, Budapeste, Hungria, para ver se podemos pôr fim a esta guerra “ingloriosa” entre Rússia e Ucrânia. O presidente Zelenskyy e eu nos encontraremos amanhã, no Gabinete Oval, onde discutiremos minha conversa com o presidente Putin e muito mais. Acredito que grandes progressos foram feitos na conversa telefônica de hoje.