O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta terça-feira (28), um projeto de lei que derruba as tarifas comerciais impostas pelo governo Donald Trump ao Brasil. A resolução contou com 52 votos favoráveis – incluindo cinco republicados – e 48 contrários.
Os senadores contestaram a base legal para a aplicação de tarifas adicionais de 50% ao Brasil a uma série de produtos, como petróleo, café e suco de laranja. A proposta foi apresentada pelo senador democrata Tim Kaine, da Virgínia.
O projeto, porém, tem poucas chances de ser aprovado na Câmara, já que a outra Casa do Legislativo dos Estados Unidos aprovou uma norma que impedem que os deputados questionem as tarifas de Trump.
Dessa forma, o próprio Kaine afirmou que a votação teve caráter simbólico e procurou abrir um debate sobre as tarifas impostas pelos EUA ao Brasil.
O projeto de lei surge em um momento de início das negociações entre os países e pode ser usada como trunfo pelos brasileiros. No texto aprovado, os senadores destacaram que, com as tarifas, o Brasil pode se aproximar ainda mais da China.


