Chamado por Donald Trump como “lunático comunista”, Zohran Mamdani se torna forte concorrente na disputa pela prefeitura de Nova York, que acontece na próxima terça feira (4). A eleição de Nova York, porém, só vem chamando atenção porque o candidato, que era um deputado estadual desconhecido, acabou chamando atenção com posts no TikTok.
Carismático e com linguagem direta e informal, ele conquistou as primárias no Partido Democrata, derrotando o experiente ex-governador Andrew Cuomo, com 56% dos votos. Agora Mamdani se tornou assunto e grande promessa de renovação do grupo rival de Trump.
Muçulmano e declaradamente de esquerda, ele diz que quer ser tratado da mesma forma que qualquer novaiorquino. “Por muito tempo, nos disseram para pedir menos e nos contentarmos com pouco que recebemos. Chega!”, disse ele em entrevista a um podcast.
O político usa a mesma estratégia de Trump, conquistando eleitores com discursos afiados e explorando de forma certeira as redes sociais, segundo o escritor nova-iorquino Chris Hayes, autor do livro de política “O canto da Sereia”.
Os vídeos de Mamdani no TikTok, onde ele tem 1,6 milhão de seguidores, alcançaram 23,6 milhões de curtidas. O candidato democrata é um imigrante africano socialista, que em vídeos irreverentes e com capricho estético, defende pautas sociais, como mostrou uma reportagem do G1.


