Lives de

Planejamento

no Domingão do Guilhermão

Cadastre-se

Agora Mesmo

pelo APP ou SITE

Haddad anuncia crédito extraordinário de R$ 4 bilhões para destravar o Plano Safra

21 de fevereiro de 2025 |
16:00
Imagem: InfoMoney

Compartilhar:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (21) a liberação de um crédito extraordinário de R$ 4 bilhões para destravar as linhas de crédito subvencionadas do Plano Safra, que haviam sido suspensas pelo Tesouro Nacional. A paralisação ocorreu devido à não aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 pelo Congresso.

Haddad enfatizou que, apesar de se tratar de um crédito extraordinário, a medida está dentro dos limites do arcabouço fiscal. “É como se tivesse sido aprovado dentro do Orçamento. Não há impacto fiscal”, afirmou.

Segundo o ministro, a decisão foi tomada diante da demora na aprovação do Orçamento e da necessidade de retomada imediata dos financiamentos. “Não podíamos aguardar a aprovação da LOA no ritmo em que as coisas estão”, justificou.

A medida foi respaldada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que, segundo Haddad, autorizou a operação. Pela manhã, ele havia procurado o órgão para garantir a legalidade da liberação dos recursos.

A suspensão das linhas de crédito havia gerado preocupação no setor agropecuário, já que o anúncio ocorre em um momento crítico para a produção. Agricultores brasileiros estão no período de plantio da segunda safra de milho, colheita de soja e início da colheita de arroz. Em outras culturas, como o café, os produtores realizam tratos culturais.

O Ministério da Fazenda ressaltou que o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), voltado para pequenos agricultores, segue operando normalmente.

Fonte: InfoMoney