O Google (GOGL34) anuncia nesta quinta-feira (9) o Gemini Enterprise, plataforma para integrar soluções de inteligência artificial (IA) desenvolvidas pela big tech em empresas. O produto é um novo movimento do Google para atrair contratos corporativos para suas ferramentas de IA, em especial para os agentes de IA.
O Google apresenta o Gemini Enterprise como uma espécie de “porta de entrada” da IA no ambiente de trabalho, reunindo os principais recursos do seu modelo de linguagem Gemini. A plataforma usa dados da companhia para contexto, oferece um eixo de governança e funcionalidades de criação de agentes sem a necessidade de desenvolvimento por código — bem como uma biblioteca de agentes.
O Gemini Enterprise se conecta de forma segura às bases de dados das empresas, incluindo Google Workspace, Microsoft 365, Salesforce e SAP, e opera dentro de um ecossistema aberto com mais de 100 mil parceiros.
Casos de uso já incluem empresas como Banco BV, que automatizou análises antes feitas manualmente por gerentes de relacionamento; Harvey, plataforma jurídica que utiliza os modelos Gemini para acelerar revisões de contratos e due diligence; e o Macquarie Bank, que reduziu em 40% os falsos positivos em alertas de fraude. O novo Data Science Agent, ainda em prévia, está sendo usado por Morrisons, Vodafone e Walmart para agilizar o trabalho de ciência de dados.
Segundo o Google, o Gemini Enterprise amplia o conceito do Google Agentspace. Enquanto o Agentspace era focado na criação e orquestração de agentes, o novo produto consolida essa tecnologia dentro de um ambiente mais amplo, que integra modelos de IA, governança, segurança e um ecossistema de parceiros em uma plataforma unificada.
A plataforma estará disponível no Brasil e em todos os países onde o Google Cloud opera. O Gemini Enterprise será oferecido nas edições Standard e Plus, com planos anuais a partir de US$ 30 por usuário ao mês. A versão Gemini Business, voltada a pequenas empresas e startups, custará US$ 21 por usuário ao mês, com lançamento previsto ainda em outubro e período de teste gratuito de 30 dias.