O anúncio de Donald Trump de taxar o Brasil em 50% teve impacto nos mercados futuros , que ainda negociavam quando o presidente dos EUA deu a declaração que abalou os ativos brasileiros nesta quarta-feira (9).
O Ibovespa futuro com vencimento em agosto de 2025 (INDQ25) fechou em queda de 2,44%, a 137.800 pontos, enquanto o dólar futuro com vencimento no mesmo mês teve salto de 2,30%, a 5.6115 pontos. O índice à vista havia fechado em queda de 1,31%, enquanto o dólar comercial encerrou a sessão desta quarta com alta de 1,06%, a R$ 5,50.
No fim da tarde, Trump anunciou nesta quarta-feira que seu governo cobrará do Brasil uma tarifa de 50% sobre os produtos exportados aos Estados Unidos a partir de 1º de agosto, em uma carta em que também reforçou seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Trump fez os comentários em uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente dos EUA tem criticado os países do grupo de nações emergentes Brics, do qual o Brasil é uma parte importante.
A carta de Trump diz que a tarifa de 50% será separada de todas as tarifas setoriais.


