O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria a disputa presidencial de 2026 em todos os cenários simulados pela AtlasIntel, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (24).
Em um cenário idêntico ao de 2022, Lula teria 48,8% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — condenado a 27 anos e 3 meses de prisão e atualmente inelegível — marcaria 41,3%. Ciro Gomes (PSDB) aparece com 3,1%, e Simone Tebet (MDB), com 2,3%.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), surge como o adversário com melhor desempenho entre os nomes testados. Mesmo assim, Lula manteria ampla vantagem, com 51,3% dos votos contra 30,4% do ex-ministro da Infraestrutura.
Em outro cenário, em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) substitui Lula como candidato da esquerda, o petista também lidera. Haddad teria 43,1%, ante 30,1% de Tarcísio.
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, o presidente também venceria em todos os confrontos testados pela AtlasIntel. O levantamento incluiu disputas contra Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ratinho Junior (PSD).
O resultado reforça a posição de liderança de Lula em meio à recuperação gradual de sua aprovação e a disputa interna na direita, que busca um nome consolidado para herdar o legado do ex-presidente Bolsonaro.
A sondagem foi realizada entre 15 e 19 de outubro, com 14.063 eleitores em todo o país, margem de erro de 1 ponto percentual e nível de confiança de 95%.


