A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizará nesta sexta-feira (31) um leilão com sete lotes de projetos de transmissão de energia, totalizando R$ 5,53 bilhões em investimentos. Os empreendimentos somam mais de mil quilômetros de novas linhas de transmissão em 12 estados.
Na avaliação do Bradesco BBI, o leilão de transmissão é um evento positivo para a WEG (WEGE3), ainda que amplamente esperado. “Caso seja escolhida como fornecedora de equipamentos pela vencedora do leilão, a WEG deve registrar maior demanda por suas soluções, especialmente pelos compensadores síncronos, com sete unidades incluídas pela primeira vez no leilão desta sexta-feira”, explica BBI.
A Genial Investimentos avalia que a licitação representa um avanço relevante para a infraestrutura elétrica brasileira e abre oportunidades para empresas de transmissão, integradores de linha de alta tensão e players regulados que atuam com receita baseada em RAP (Receita Anual Permitida).
Do lado positivo, a corretora cita que a ampliação de rede de transmissão fortalece o setor elétrico, reduz gargalos, integra geração renovável e eleva previsibilidade de receita para empresas vencedoras.
A Genial Investimentos ainda comenta que empresas com exposição à transmissão podem ver reavaliação positiva, especialmente se conseguirem vencer lotes com perfil de baixo risco e com pouca competição.


