Lives de

Planejamento

no Domingão do Guilhermão

Cadastre-se

Agora Mesmo

pelo APP ou SITE

Alexandre de Moraes é confirmado relator de ação do governo sobre decreto do IOF

1 de julho de 2025 |
18:24
Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil

Compartilhar:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi confirmado como relator da ação na qual o governo federal tenta reconhecer a validade do decreto que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que foi derrubado pelo Congresso.

A definição ocorreu porque Moraes já é o responsável por outro processo, apresentado no mês passado pelo PL, pedindo a derrubada do decreto. Pelo mesmo motivo, outra ação, apresentada pelo PSOL para rever a decisão do Congresso, foi repassada na segunda-feira a Moraes, após ter sido distribuída na sexta-feira a Gilmar Mendes.

Os três processos sobre relatoria de Moraes têm objetivos diferentes, mas todos estão relacionados à medida do governo federal para aumentar o IOF.

 

 

As ações do PL e da Advocacia-Geral da União (AGU) focam no decreto, mas com pedidos distintos: o partido quer a declaração de inconstitucionalidade, enquanto o governo quer o reconhecimento da constitucionalidade. Já o pedido do PSOL é contra a decisão dos parlamentares de rever o aumento do imposto.

Na segunda-feira, ao analisar um pedido de Gilmar Mendes sobre o processo do PSOL, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, considerou que não havia “coincidência total ou parcial de objetos” nessa ação e na do PL, mas afirmou que existia um “importante grau de afinidade entre os temas em discussão e fundado risco de decisões contraditórias”.

Fonte: Agência O Globo