(Reuters) – As ações da Amazon saltavam quase 12% nas negociações de antes da abertura do pregão nesta sexta-feira, depois que o forte crescimento em sua unidade de nuvem e uma perspectiva de vendas otimista aliviaram os temores de que a gigante da tecnologia estivesse ficando para trás em relação aos rivais na corrida pela inteligência artificial.
A receita da Amazon Web Services, que é o principal foco dos recentes investimentos da empresa em IA, cresceu 20% no terceiro trimestre, comparada com 40% do Microsoft Azure e 34% do Google Cloud.
No entanto, analistas afirmaram que a aceleração representou um potencial ponto de virada para a Amazon.
A receita trimestral da empresa no segmento de serviços em nuvem, de US$33 bilhões, é mais do que o dobro da receita do Google, de US$15,16 bilhões.
“Definitivamente, havia a preocupação de que a AWS perdesse participação de mercado para o Microsoft Azure e o Google Cloud”, disse Jed Ellerbroek, gerente de portfólio da Argent Capital.
A empresa sediada em Seattle tem contado com a forte demanda de nuvem para compensar as pressões sobre o comércio eletrônico, à medida que os gastos dos consumidores diminuem em meio à incerteza tarifária e à inflação.
Ainda assim, as preocupações com seu ritmo mais lento na conquista de grandes negócios de IA pesaram sobre as ações, que subiram apenas 1,6% este ano, tornando-se o pior desempenho entre as “Sete Magníficas”.
 
								 
															 
								 
								 
								 
								


