Wall Street abre em alta após falas de Trump

23 de março de 2026 |
11:00
Imagem: Reuters/Andrew Kelly/File Photo

Compartilhar:

Após três quedas consecutivas, os índices de Wall Street iniciaram a primeira sessão da semana em alta, após as falas do presidente dos Estados UnidosDonald Trump, indicarem arrefecimento das tensões com o Irã.

Confira o desempenho dos índices por volta de 10h32 (horário de Brasília), logo após a abertura:

  • Dow Jones: +1,50%, aos 46.260,01 pontos;
  • S&P 500: +1,39%, aos 6.596,97 pontos; 
  • Nasdaq: +1,60%, aos 21.994,05 pontos.

Wall Street acompanha a guerra

No 24º dia de conflito no Oriente Médio, os investidores acompanham atentamente os desdobramentos entre Irã e EUA.

Após realizar ameaças ao Irã no fim de semana, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou no Truth Social que Washington e Teerã tiveram conversas “muito boas e produtivas” nos últimos dois dias a respeito de uma resolução completa e total das hostilidades entre as partes no Oriente Médio.

Segundo Trump, as conversas entre os dois países devem continuar ao longo da semana.

“Com base no teor e no tom dessas conversas aprofundadas, detalhadas e construtivas, instruí o Departamento de Guerra a adiar todos e quaisquer ataques militares contra usinas de energia e infraestrutura energética iranianas por um período de cinco dias”, escreveu.

Trump mencionou, no entanto, que a suspensão das ofensivas está sujeita ao sucesso das reuniões e discussões em andamento.

A agência de notícias iraniana Fars afirmou, no entanto, que não há comunicações diretas ou indiretas com os EUA, apesar da recente declaração do presidente norte-americano.

A Fars também disse que Trump recuou da ameaça de atacar usinas de energia iranianas depois que o Irã alertou que atacaria usinas de energia em toda a Ásia Ocidental em retaliação.

Com as afirmações de Trump, os contratos mais líquidos do Brent, para junho, viraram e passaram a operar em queda, abaixo dos US$ 100.

A alta da commodity trouxe desconforto aos Bancos Centrais recentemente que, em sua maioria, optaram por manter suas taxas de juros inalteradas.

Segundo o presidente do Federal Reserve da unidade de Chicago, Austan Goolsbee, a inflação é o maior risco enfrentado pela economia norte-americana no momento.

Devido aos preços elevados da gasolina ameaçando influenciar as expectativas dos consumidores, “no momento, acho que a inflação deve estar um pouco à frente do emprego” como prioridade do Fed, disse Goolsbee à CNBC.

*Com informações de Reuters e Estadão Conteúdo

Fonte: MoneyTimes

Fonte: MoneyTimes