Menos de 24 horas depois do roubo de itens valiosos no Museu do Louvre, em Paris, um novo furto abalou o sistema de segurança dos museus franceses.
Um conjunto de moedas de ouro e prata foi roubado do Museu de Langres, cidade localizada no norte da França, segundo informou a prefeitura local nesta segunda-feira (20).
Em comunicado à agência AFP, o governo municipal relatou que funcionários encontraram sinais de arrombamento ao chegarem para trabalhar.
“Uma parte do tesouro do museu, composto por moedas de prata e ouro descobertas durante as obras de renovação do Hôtel du Breuil, desapareceu”, diz a nota. “A vitrine que protegia o tesouro foi encontrada quebrada no chão.”
O conjunto havia sido descoberto por um funcionário durante reformas no edifício que hoje abriga o museu, escondido em um nicho atrás de uma parede de madeira. À época, a prefeitura informou que o acervo incluía 1.633 moedas de prata e 319 de ouro, datadas de 1790 a 1840.
As autoridades não divulgaram o número exato de moedas roubadas, nem o valor estimado do prejuízo. Segundo a nota, um inventário detalhado está sendo feito pelas equipes do museu e será encaminhado aos investigadores.
O caso aumenta a pressão sobre o sistema de segurança dos museus franceses, que enfrenta críticas após o furto recente no Louvre, ocorrido no domingo (19).


