Uma interrupção na Amazon Web Services (AWS) afetou a internet global nesta segunda-feira (20), o que gerou um colapso de serviços de sites como Amazon, Facebook, Snapchat, bem como plataformas financeiras e até mesmo companhias aéreas e videogames. Mas o que é a AWS?
Essa ferramenta é o o serviço de nuvem da Amazon na internet, que faz a ponte entre os usuários de aplicativos ou plataformas online com os serviços digitais de empresas.
Sua infraestrutura sustenta milhões de sites e plataformas, oferecendo servidores, capacidade de processamento e armazenamento em nuvem para as maiores empresas do mundo. Qualquer falha em sua rede costuma ter impacto amplo na internet.
É necessário que uma empresa contrate os serviços da AWS para disponibilizar seus conteúdos digitais pela internet de forma confiável.
Entre os recursos disponíveis, a plataforma oferece tecnologias de desenvolvimento de computação, incluindo inteligência artificial, armazenamento e banco de dados.
Como foi o “apagão” da AWS?
Relatos de instabilidade começaram por volta das 4h (horário de Brasília), segundo o Downdetector, que monitora serviços online. Às 6h30, a AWS disse que seus sistemas estavam se recuperando e que muitos sites e aplicativos já voltavam ao ar.
A empresa informou em seu site que “investigava aumento de taxas de erro e latências para vários serviços da AWS” em uma região de data centers na costa leste dos EUA, centrada na Virgínia do Norte. Engenheiros “estão engajados e trabalham ativamente para mitigar o problema e compreender sua causa raiz”, acrescentou.
A empresa atribuiu a falha a problemas no Amazon DynamoDB, serviço que oferece armazenamento de banco de dados e capacidade de processamento para sites.


