Lives de

Planejamento

no Domingão do Guilhermão

Cadastre-se

Agora Mesmo

pelo APP ou SITE

Ibovespa Futuro sobe com MP da taxação de investimentos, Haddad e ata do Fed

8 de outubro de 2025 |
09:21
Imagem: InfoMoney

Compartilhar:

O Ibovespa Futuro opera com alta nas primeiras negociações desta quarta-feira (8), com atenção voltada para o avanço no Congresso da Medida Provisória 1303, que trata da taxação de aplicações financeiras, além de falas do ministro da Fazenda e da ata da última reunião do Federal Reserve. Às 9h04 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em outubro subia 0,19%, aos 141.870 pontos.

A comissão mista da MP 1303 aprovou uma versão desidratada do texto no início da noite de terça-feira e a votação no plenário da Câmara ficou para esta quarta-feira, informou a liderança do PT na Casa.

O governo corre contra o tempo para aprovar a MP: ela precisará ser votada pelos plenários das duas Casas do Congresso até o fim desta quarta-feira ou perde a validade.

A votação da medida na comissão mista, às vésperas de caducar, foi possível graças a um acordo costurado diretamente pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele participa nesta quarta de entrevista coletiva sobre o 3º Leilão do Programa Eco Invest Brasil, às 14h.

À tarde as atenções se voltam para a divulgação da ata do Fed, às 15h. Em um momento em que a paralisação do governo dos EUA atrasa a divulgação de dados econômicos importantes e com a aproximação da temporada de balanços, os operadores devem analisar cada sinal em busca de pistas sobre crescimento, inflação e taxa de juros.

 

 

Os mercados mostram que os operadores ainda esperam que o Federal Reserve corte os jurosem cerca de 45 pontos básicos entre agora e o fim do ano.

Em Wall Street, o Dow Jones Futuro avançava 0,26%, o S&P Futuro subia 0,19% e o Nasdaq Futuro tinha alta de 0,20%.

 

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista operava com alta de 0,15%, cotado a R$ 5,360 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,02%, a R$ 5,386 pontos.

Os mercados da Ásia-Pacífico encerraram o pregão em baixa nesta terça-feira, enquanto o iene recuou para o menor nível desde fevereiro, após a surpreendente vitória de Sanae Takaichi na liderança do Partido Liberal Democrata (PLD) do Japão. A parlamentar, conhecida por sua postura pró-estímulo, reduziu as expectativas de que o Banco do Japão eleve as taxas de juros em breve, pressionando ainda mais a moeda japonesa.

Os mercados europeus operam em alta nesta terça-feira, após uma semana marcada por turbulências políticas na França. O movimento ocorre depois da surpreendente renúncia do primeiro-ministro Sébastien Lecornu, que deixou o cargo antes mesmo de apresentar o plano orçamentário à Assembleia Nacional — cenário que já havia derrubado duas administrações anteriores de curta duração.

Os preços do petróleo sobem após um relatório misto da indústria dos EUA sobre estoques, com traders também focados na perspectiva mais ampla para a oferta, à medida que a OPEP+ pressiona com aumentos de produção e a produção americana se expande.

 

(Com Reuters)

Fonte: InfoMoney