Calcular o preço de uma casa ou de um carro é simples. Mas, para os empreendedores, descobrir quanto vale a própria empresa é um desafio que pode até ameaçar o futuro da companhia. “Esse entendimento é crucial não apenas para medir a capacidade de inovação e distribuição de dividendos, mas também para aumentar as chances de sucesso em operações de compra ou venda”, analisa Fábio Vitola, CEO e cofundador da Galapos, empresa de consultoria estratégica, fusões e aquisições (M&A) e estruturação de projetos de inovação para utilização de incentivos governamentais.
Fundada em 2011, a consultoria com sede em Porto Alegre (RS) tem mais de 300 clientes ativos, quer multiplicar por cinco vezes o tamanho e planeja alcançar faturamento acima dos R$ 200 milhões até 2028. A estratégia para alcançar essa projeção passa pela XP, que adquiriu a consultoria em 2022 como parte da compra do Banco Modal.
Operando como uma unidade de negócios integrada ao XP Banco de Atacado, a marca gaúcha passou a ter apoio de mais de 20 mil assessores de investimentos. “Com isso, os assessores de investimento podem ser vendedores das soluções para pessoa jurídica (PJ), uma das grandes avenidas de crescimento da própria XP”, explica Vitola.
Com o plano já em prática, a expectativa é de crescer entre 30% e 40% na comparação com o ano anterior. Para Vitola, a expectativa de crescimento é consequência do DNA da Galapos, baseado principalmente pela ideia de valorizar a evolução e adaptação, filosofia que faz parte do dia a dia interna da empresa.
Com mais de 100 funcionários contratados, a empresa já expandiu sua atuação do Rio Grande do Sul principalmente para Santa Catarina, mas também tem presença no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
Avenidas de crescimento
As estratégias para alcançar o faturamento de R$ 200 milhões passam pelos três pilares do negócio: 1) fusões e aquisições (M&A); 2) consultoria estratégica para empresas; e 3) estruturação de projetos de inovação para utilização de incentivos governamentais.
No campo das M&A, o papel da consultoria ai desde a preparação da tese de investimento e avaliação de valor da empresa até o mapeamento de mercado e estruturação da transação para clientes como Neogrid (NGRD3), Checklist Fácil e Unimed.
Na frente de estratégia, a operação acontece por meio de projetos personalizados que incluem programas de gestão de indicadores e preparação estrutural das empresas. Já em incentivos fiscais e financeiros, a consultoria assessora empresas sobre acessos de incentivos como os da Lei do Bem, incentivo fiscal federal para pesquisa tecnológica, e da Lei de Informática. Com anos de atuação na área, já assessorou empresas na captação de mais de R$ 3 bilhões em recursos incentivados nos últimos anos como Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para Vitola, o crescimento da empresa está atrelado às mudanças no mercado. “O mercado muda, os clientes mudam, tudo evolui. Somos inquietos em relação a isso, então estamos constantemente em movimento e buscando a adaptação, seja para ajudar mais empresas, para ganhar amplitude, fazer o time crescer e evoluir. São nossos pontos fortes desde a fundação”, resume.
															
								
								
								
								

